data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: 3ª Divisão de Exército (Divulgação)
Sinott (à esq.) deu lugar para o carioca Hertz
Ocorreu na manhã desta sexta-feira a troca de comando da 3ª Divisão de Exército (DE), a Divisão Encouraçada, sediada em Santa Maria. A cerimônia começou às 11h. Na ocasião, o general Mauro Sinott Lopes transferiu o cargo para o general Hertz Pires do Nascimento.
A solenidade ocorreu no Centro de Adestramento Sul (CA-Sul), no Bairro Morto, e foi fechada devido às medidas de prevenção ao coronavírus. Autoridades militares, como o comandante do Exército Brasileiro, general Edson Leal Pujol, o comandante do Comando Militar do Sul (CSM), o general Valério Stumpf e os ex-comandantes da 3ª DE, Geraldo Antonio Miotto e Fernando Sergio Galvão, prestigiaram a passagem.
Jovem precisa de ajuda para custear tratamento após perder parte do rosto
Sinott assumiu o posto em julho de 2018 e, agora, irá para a reserva, ou seja, se aposentar. Ao se despedir, destacou que comandar a Divisão Encouraçada foi uma satisfação pessoal. Também não faltaram agradecimentos aos companheiros de trabalho e à família:
- Quero agradecer a todos que contribuíram para o sucesso das missões, aos amigos e às instituições que ajudaram as missões conjuntas de apoio à população. Além disso, preciso agradecer a minha família pela compreensão dos meus afastamentos de casa durante o trabalho.
Ao se referir ao currículo de Sinott, Stumpf afirmou que o subordinado conduziu com "maestria" a 3ª DE ao longo dos dois anos. A eficácia na atuação da Operação Covid-19 e estudos desenvolvidos sobre blindados foram aspectos destacados por Stumpf.
- Sinott foi responsável por franca interação entre representantes de entidades locais, a exemplo das do comércio e a imprensa, e fortaleceu os laços de integração do Exército. Além disso, atuou na articulação junto à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - lembrou o comandante do CMS.
Trabalhadores do setor da educação comemoram aprovação do Fundeb
Na pandemia, o efetivo da região participou do transporte e logística de distribuição de donativos do Estado para a população em situação de vulnerabilidade social, em iniciativas executadas em parceria com a Defesa Civil.
NOVO COMANDANTE
O general Hertz não se pronunciou na solenidade, que foi transmitida pelo Facebook e Youtube. Aos 57 anos, ele comandará um efetivo de aproximadamente 15 mil homens e mulheres, distribuídos em 47 Organizações Militares (OMs), abrangendo 298 municípios gaúchos.
Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro e começou a carreira nas Forças Armadas em 1982. Antes de ser designado para a nova função, foi chefe do Centro de Doutrina do Exército, em Brasília.
*Colaborou Rafael Favero